Dota 2 Wiki
Advertisement

Listado de acordo com a importância. Se estás começando a projetar heróis, recomendamos que sigas as regras por um tempo, e só comeces a quebrá-las depois de acostumado com seus significados.

Do que um herói precisa?

  • Sinergia individual entre as habilidades. Os heróis não devem ter um conjunto de habilidades aleatórias.
    • Múltiplos pontos de acesso para sinergias. Um erro comum é amarrar todas as sinergias em um único ponto. Por exemplo: 3 habilidades fazem X, um ultimate faz Y quando X acontece. As habilidades não são realmente sinérgicas entre si, somente com uma habilidade. As sinergias devem existir mesmo ao eliminar uma habilidade.
    • Sinergia natural, sem sinergia forçada. Sinergia não significa que as habilidades devem fazer menção entre si ou com outras habilidades. Há maneiras mais elegantes de fazer isso acontecer. Por exemplo: A primeira habilidade causa dano mágico. A segunda habilidade precisa causar mais dano ao usar a primeira habilidade. Ao invés de dizer "a segunda habilidade causa mais dano ao usar a primeira habilidade" diga "a primeira habilidade fornece amplificação de magias ao ser usada".
    • As habilidades não precisam ter sinergia com todas as outras habilidades, mas não devem ser anti-sinérgicas. Na verdade, é melhor não ter todas as magias amarradas entre si. Mas, seja cuidadoso para não criar anti-sinergia acidentalmente. Por exemplo: A primeira habilidade causa dano em área ao redor de seu herói. A segunda habilidade emburra heróis inimigos para longe. Neste caso, não se quer usar a segunda habilidade ao estar perto de alguém, ou a primeira habilidade não causará dano. Isso torna inútil uma de seus magias.
  • Uma magia quebrada. Alguma coisa que defina o herói, que seria absurda se combinada com um conjunto de habilidades diferente. Imagine Slark com Troca de Essência, Fúria do Lifestealer ou Teias da Broodmother.
  • Uma magia que é boa, consistente e funcional. Alguma coisa que pode ser usada em todas as situações. Não tem que estar em seu potencial de pico em todas as situações, mas deve ser incondicionalmente impactante.
  • Mantenha simples. Você deve ser capaz de explicar sua habilidade em poucas sentenças.
    • Não force desvantagens ou mecânicas complicadas. Um erro comum que vejo é pessoas dando a seus heróis desvantagens imensas nas habilidades sem necessidade. Reflita em quantas habilidades vêm com desvantagens no Dota. Há uma razão para isso. As desvantagens devem existir em circunstâncias mais raras e com forte justificativa.
  • O herói deve permitir sua própria jogabilidade. Se estás construindo um principal, dês uma ferramente para obter ouro. Se estás construindo um suporte, dês alguma coisa forte no início da partida.
  • O herói não deve ser bom em tudo, precisa de limitações. As pessoas frequentemente fazem heróis que são valetes em todas as trocas, mas mestres em nada. Esse arquétipo não funciona em heróis, nunca funcionou, e tens que parar de construí-los. Dês ao seu herói uma identidade. Um bom caminho é dar limitações, e perguntar aos jogadores como resolver os problemas causados pelas limitações.
  • Não é apenas uma trapaça. "As magias destes heróis refletem o dano causado aos inimigos" não é um herói, é uma trapaça. Não estou dizendo que seu herói não pode fazer, mas tens que justificar. Ao menos que me dês uma explicação sobre o porquê esse herói precisar da trapaça, seu herói provavelmente não deveria tê-la.
  • Serve um propósito na equipe. Imagine a função e propósito que seu herói teria na equipe.
  • Aberturas em um nicho que não existe. Se a função e propósito já estiverem ocupados por um herói diferente, talvez deva alterar seu projeto.
  • Ter uma configuração de itens única. Isso é menos obrigatório e mais pontos adicionais, mas realmente, acho que não precisamos de outro carregador com Fúria de Batalha, então tente evitar criar um.

Texto criado por Thinking Bottle.[1]

Referências

  1. How to Design a Dota Hero (em inglês). 25 de julho de 2018. Thinking Bottle.
Advertisement