Runas

Da wiki Dota 2 Wiki
Para runas que veem com itens cosméticos, veja Gema Insculpida.
Principal   Atualizações  
Runes Header Arcane.png

Runas são bônus especiais que aparecem no mapa do jogo. Elas vem em duas categorias. Runas de Recompensas, podem ser pegas para adquirir ouro e experiência extra, enquanto as Runas de poder concedem aos heróis uma variedade de efeitos por um curto período de tempo.

Informação geral[editar]

Localização das runas

Círculo amarelo: Runas de Recompensas
Círculo vermelho: Runas de poder

Aparição[editar]

  • As runas de recompensas nascem quando o relógio do jogo está em 0:00, e renascem a cada dois minutos depois disso.
  • As runas de poder nascem quando o relógio do jogo está em 2:00 , e renascem a cada dois minutos depois disso.
  • As runas de recompensas (re)nascem em quatro lugares no mapa, dois no lado dos Radiant icon.png Iluminados, e dois no lado dos Dire icon.png Temidos.
  • As runas de poder (re)nascem aleatoriamente em um dos dois lugares no rio antes dos 40 minutos de partida, depois disso, renascem simultaneamente em ambos os locais.
    • Antes dos 40 minutos de partida: a mesma runa de poder não pode renascer duas vezes seguidas.
    • Depois dos 40 minutos de partida: a mesma runa de poder não pode renascer em ambos os locais ou duas vezes seguidas no mesmo local.
  • As runas não utilizadas serão substituídas por uma nova runa no próximo tempo de renascimento.

Engarrafando[editar]

  • As runas podem ser armazenadas dentro de uma Bottle (Full) icon.png Garrafa.
  • Os heróis com uma garrafa em seu inventário, armazenará automaticamente a runa, dentro da garrafa quando a pegar.
  • Uma runa engarrafada pode ser usada mais tarde, ativando a garrafa.
  • Usando uma runa de recompensas engarrafada, enche 2 cargas da garrafa.
  • Usando uma runa de poder, enche 3 cargas da garrafa (cheia).
  • As runas de recompensas não pode ser engarrafadas se a garrafa estiver cheia de cargas. Ao invés disso, será automaticamente consumida após pega-la.
  • As runas podem ser engarrafadas por até dois minutos, depois disso são ativadas automaticamente.
    • As runas engarrafadas persistem sem interrupção na morte, mas o tempo de ativação automático não pausa.
    • Se o portador está morto quando o tempo acaba, a runa é destruída e não concede efeito.
  • Quando uma garrafa está ocupada com uma runa, pegar uma segunda runa consumirá/ativará a nova runa imediatamente, não substitui a runa existente na garrafa.
  • Garrafas contendo runas não podem ser largadas ou compartilhadas.

Outros[editar]

  • As runas de poder só são visíveis quando se tem visão delas. Todas as runas são visíveis no modo espectador.
    • Quando as runas aparecem na névoa de guerra, seus ícones aparecem no minimapa. Estes ícones permanecem até que a runa seja verificada.
  • As runas podem ser destruídas por ataques normais, usando o comando forçar ataque.
    • Como as runas não contam como unidades, destruindo ou negando uma runa não conta como uma finalização ou interagem com qualquer habilidade do jogo.
  • As runas têm caixas de seleção com maior prioridade sobre as outras unidades, significando que se uma unidade está parada sobre uma runa, o cursor do mouse destaca e seleciona a runa primeiro.
    • Isto se aplica apenas para ações que podem ter as runas como alvo, como se mover ou atacar. Ações que não podem tê-las como alvo, ainda são direcionas para a primeira unidade.
    • Atualmente, a única habilidade que pode ter como alvo diretamente as runas, é o Toss icon.png Lançar do Tiny.
  • Para coletar uma runa, o herói deve estar a 128 unidades da runa, mas eles não precisam estar de frente para a runa para ativá-la.

Lista[editar]

Para mais informações detalhadas, clique no nome da runa.

Runa de Recompensas[editar]

Recompensas Concede ouro e experiência adicionais.
Ícone Bounty Rune minimap icon.png Ouro base da primeira runa: 100

Experiência base da primeira runa: 0

Ouro base: 50

Experiência base: 50

Ouro adicional por minuto: 2

Experiência adicional por minuto: 5

Observações:
  • O bônus de ouro adicional aumenta por 1 em intervalos de 30 segundos, enquanto o bônus de experiência aumenta por 1 em intervalos de 12 segundos.
  • Um texto a cima da cabeça mostra a quantidade exata de ouro adquirido. Esse número não é visível para o inimigo.
  • Quando a runa de recompensas é engarrafada, ela concede ouro e experiência com base no tempo que for ativada, não engarrafada.
  • Quando ativado pelo Lone Druid Spirit Bear icon.png Espírito Urso, a experiência é concedida ao dono.

Modelo Rune of Bounty model.png
Garrafa Bottle (Bounty) icon.png
Reproduzir Som de ativação

Runas de poder[editar]

Arcana[editar]

Arcana Reduz intervalos entre usos em 30% e custos de mana em 40%.
Ícone Arcane Rune minimap icon.png Redução de intervalo entre usos: 30%

Redução de custo de mana: 40%

Duração: 50

Observações:
  • Reduz o intervalo entre usos/tempo de recarga de todas as magias e itens.
  • Afeta o intervalo entre usos das habilidades ativas e passivas.
  • Visualmente reduz o intervalo entre usos da Tranquil Boots (Active) icon.png Tranquil Boots, mas não é afetada.
  • A redução do intervalo entre usos não é atualizado dinamicamente. Só as habilidades que foram usadas depois de pega o efeito, é que recebem a redução de intervalo entre usos.
  • Além da redução do custo de mana nos itens, todas as reduções são refletidas nas dicas das habilidades.
  • Apenas afeta o custo de ativação das magias. O custo de mana por segundo não é reduzido.
  • Acumula multiplicativamente com a redução de intervalo entre usos do Octarine Core icon.png Octarine Core.
  • O efeito de várias runas arcanas não se acumulam, mas renovam a duração.

Modelo Rune of Arcane model.png
Garrafa Bottle (Arcane) icon.png
Reproduzir Som de ativação

Dano Duplo[editar]

Dano Duplo Aumenta o dano base em 100%.
Ícone Double Damage Rune minimap icon.png Bônus de dano: 100%

Duração: 45

Observações:
  • Apenas aumenta o dano base e que é concedido pelo atributo primário do herói afetado. O bônus de dano bruto não é aumentado.
  • O dano principal do herói é verificado constantemente e os bônus são adaptados instantaneamente.
  • O efeito de várias runas de dano duplo não se acumulam, mas renova a duração.

Modelo Rune of Double Damage model.png
Garrafa Bottle (Double Damage) icon.png
Som de ativação

Ímpeto[editar]

Ímpeto Aumenta a velocidade de movimento ao máximo.
Ícone Haste Rune minimap icon.png Velocidade: 550

Duração: 22

Observações:
  • Aplica um ímpeto no alvo, significando que não pode ser retardado abaixo do valor definido.
  • O efeito de várias runas de ímpeto não se acumulam, mas renovam a duração.

Modelo Rune of Haste model.png
Garrafa Bottle (Haste) icon.png
Reproduzir Som de ativação

Ilusão[editar]

Ilusão Conjura 2 ilusões do seu herói que causam 35% de dano. Ilusões corpo a corpo sofrem 200% de dano. Ilusões de longo alcance sofrem 300% de dano. Ilusões duram 75 segundos.
Ícone Illusion Rune minimap icon.png Número de ilusões: 2

Dano causado pela ilusão: 35%

Dano sofrido pela ilusão (Corpo a corpo): 200%

Dano sofrido pela ilusão (Longo alcance): 300%

Duração: 75

Observações:
  • As ilusões sempre aparecem em direções cardeais em torno do herói, começando pelo leste e indo para o sentido horário.
  • A posição do herói e das ilusões não são embaralhadas.
  • As ilusões aparecem a 108 de distância do herói se o herói tem um tamanho de colisão de 24, e 72 se o tamanho de colisão for 8.
    • Cada ilusão pode aparece no lado norte, leste, sul ou oeste do herói, e olhando para a mesma direção do herói.
  • Ativar uma nova runa de ilusão enquanto tiver ilusões de uma runa de ilusão anterior, não substituirás as antigas.

Modelo Rune of Illusion model.png
Garrafa Bottle (Illusion) icon.png
Reproduzir Som de ativação

Invisibilidade[editar]

Invisibilidade Você fica invisível por 45 segundos. A invisibilidade acaba ao atacar ou ao usar uma habilidade ou item.
Ícone Invisibility Rune minimap icon.png Atraso de desvanecimento: 2

Duração: 45

Observações:
  • Durante o atraso de desvanecimento, o herói pode usar magias, usar itens e executar ataques sem quebrar a invisibilidade.
  • A invisibilidade é quebrada após atingir o ponto de uso de magias ou itens, ou após um ataque aterrissar com sucesso.
  • O herói invisível pode pegar ou largar itens sem quebrar a invisibilidade. No entanto, ataca-los quebra.
  • A invisibilidade da runa de invisibilidade não deixa o herói com troca de fase, então pode bloquear o caminho de uma unidade.
  • O efeito de várias runas de invisibilidade não se acumulam, mas renovam a duração.

Modelo Rune of Invisibility model.png
Garrafa Bottle (Invisibility) icon.png
Reproduzir Som de ativação

Regeneração[editar]

Regeneração Regenera vida e mana ao máximo.
Ícone Regeneration Rune minimap icon.png Regeneração de vida por segundo: 100

Regeneração de mana por segundo: 67

Duração: 30

Observações:
  • Restaura em forma de regeneração, então restaura 10 de vida e 6.7 de mana em intervalos de 0,1 segundo.
  • Pode curar até 3000 de vida e 2010 de mana quando curado até o fim da duração.
  • O efeito desaparece quando o herói está com vida e mana cheias.
  • Dano maior que 0 de qualquer jogador (incluindo aliados e seus) ou do Roshan dissipa o efeito.
  • O efeito de várias runas de regeneração não se acumulam, mas renovam a duração.

Modelo Rune of Regeneration model.png
Garrafa Bottle (Regeneration) icon.png
Reproduzir Som de ativação

Galeria[editar]