Runas

Da wiki Dota 2 Wiki
Para runas que veem com itens cosméticos, veja Gema Insculpida.
Principal

Runes Header Arcane.png

Runas são bônus especiais que aparecem no mapa do jogo. Elas vem em duas categorias. Runas de Recompensas podem ser pegas para adquirir ouro extra, enquanto as Runas de poder concedem aos heróis uma variedade de efeitos por um curto período de tempo.

Informação geral[editar]

Localização das runas

Círculo amarelo: Runas de Recompensas
Círculo vermelho: Runas de poder

Aparição[editar]

  • As runas de recompensas nascem quando o relógio do jogo está em 0:00, e renascem a cada cinco minutos depois disso.
  • As runas de poder nascem quando o relógio do jogo está em 2:00 , e renascem a cada dois minutos depois disso.
  • As runas de recompensas (re)nascem em quatro lugares no mapa, dois no lado dos Radiant icon.png Iluminados, e dois no lado dos Dire icon.png Temidos.
  • As runas de poder (re)nascem aleatoriamente em um dos dois lugares no rio antes dos 40 minutos de partida, depois disso, renascem simultaneamente em ambos os locais.
    • Antes dos 40 minutos de partida: a mesma runa de poder não pode renascer duas vezes seguidas.
    • Depois dos 40 minutos de partida: a mesma runa de poder não pode renascer em ambos os locais ou duas vezes seguidas no mesmo local.
  • As runas não pegas serão substituídas por uma nova runa no próximo tempo de renascimento.

Engarrafando[editar]

  • As runas podem ser engarrafadas dentro de uma Bottle (Full) icon.png Garrafa.
  • Os heróis com uma garrafa em seu inventário, engarrafam automaticamente a runa dentro da garrafa ao pegá-las.
  • Uma runa engarrafada pode ser usada mais tarde, ativando a garrafa.
  • Usando qualquer runa engarrafada, enche a garrafa com 3 cargas.
  • As runas podem ser engarrafadas por até 2 minutos, depois disso são ativadas automaticamente.
    • As runas engarrafadas persistem sem interrupção na morte, mas o tempo de ativação automático não pausa.
    • Se o usuário está morto quando o tempo acaba, a runa é destruída e não concede efeito.
  • Quando a garrafa está ocupada com uma runa, pegar uma segunda runa consume/ativa a nova runa imediatamente, não substitui a runa existente na garrafa.
  • Garrafas contendo runas não podem ser largadas ou compartilhadas.

Outros[editar]

  • As runas de poder só são visíveis quando se tem visão delas. Todas as runas são visíveis no modo espectador.
    • Quando as runas aparecem na névoa de guerra, seus ícones aparecem no minimapa. Estes ícones permanecem até que a runa seja verificada.
  • As runas podem ser destruídas por ataques normais, usando o comando forçar ataque.
    • Como as runas não contam como unidades, destruir ou negar uma runa não conta como uma finalização.
  • As runas não interagem com habilidades, com exceção do  Gancho de Carne, que pode puxar as runas para perto, e do  Lançar, que pode lançar unidades em direção às runas.
  • As runas têm caixas de seleção com maior prioridade sobre as outras unidades, significando que se uma unidade está parada sobre uma runa, o cursor do mouse destaca e seleciona a runa primeiro.
    • Isto se aplica apenas para ações que podem ter as runas como alvo, como se mover ou atacar. Ações que não podem tê-las como alvo, ainda são direcionas para a primeira unidade.
  • Para coletar uma runa, o herói deve estar à 128 unidades de distância, mas não precisam estar de frente à runa para ativá-la.

Lista[editar]

Para mais informações detalhadas, clique no nome da runa.

Runa de Recompensas[editar]

Recompensas Concede ouro adicional.
Ícone Bounty Rune minimap icon.png Ouro de equipe da primeira runa: 40

Ouro de equipe adicional por minuto: 2

Observações:
  • Concede 40 + 2 de ouro por minuto para todos os jogadores da equipe.
  • O ouro adicional é aumentando em 0,5 a cada 15 segundos.
  • Um texto acima da cabeça exibe a quantidade exata de ouro adquirido. Este número não é visível para o inimigo.
  • Quando a runa de recompensas é engarrafada, ela concede ouro com base no tempo que for ativada, não engarrafada.

Modelo Rune of Bounty model.png
Garrafa Bottle (Bounty) icon.png
Reproduzir Som de ativação

Runas de poder[editar]

Arcana[editar]

Arcana Reduz os intervalos entre usos e custos de mana em 30%.
Ícone Arcane Rune minimap icon.png Redução de intervalo entre usos: 30%

Redução de custo de mana: 30%

Duração: 50

Observações:
  • Reduz o intervalo entre usos/tempo de recarga de todas as magias e itens.
    • Afeta o intervalo entre usos das habilidades ativas e passivas.
    • Visualmente reduz o intervalo entre usos da Tranquil Boots (Active) icon.png Botas Serenas, mas não é afetada.
    • Não afeta o atraso de desvanecimento de  Manto e Adaga e  Forma da Natureza, e para o intervalo garantido de crítico/esquiva do  Lutador Bêbado também.
    • A redução do intervalo entre usos não é atualizado dinamicamente. Só as habilidades que foram usadas depois de pega o efeito, é que recebem a redução de intervalo entre usos.
    • Acumula multiplicativamente com a redução de intervalo entre usos do Octarine Core icon.png Núcleo Octarina.
    • Acumula aditivamente com outras fontes de redução de intervalo entre usos percentuais.
  • Reduz todas as perdas de mana no herói, incluindo efeitos de queima e drenagem de mana.
    • Todas as reduções são refletidas nas dicas das habilidades.
    • Acumula aditivamente com outras fontes de redução de perda de mana.
  • O efeito de várias runas arcanas não se acumulam, mas renovam a duração.

Modelo Rune of Arcane model.png
Garrafa Bottle (Arcane) icon.png
Reproduzir Som de ativação

Dano Duplo[editar]

Dano Duplo Aumenta o dano base em 100%.
Ícone Double Damage Rune minimap icon.png Dano adicional: 100%

Duração: 45

Observações:
  • Apenas aumenta o dano base e que é concedido pelo atributo primário do herói afetado. O bônus de dano bruto não é aumentado.
  • O dano principal do herói é verificado constantemente e os bônus são adaptados instantaneamente.
  • O efeito de múltiplas runas de dano duplo não se acumulam, mas renova a duração.

Modelo Rune of Double Damage model.png
Garrafa Bottle (Double Damage) icon.png
Reproduzir Som de ativação

Ímpeto[editar]

Ímpeto Aumenta a velocidade de movimento ao máximo.
Ícone Haste Rune minimap icon.png Velocidade: 550

Duração: 22

Observações:
  • Aplica um ímpeto no alvo, significando que não pode ser retardado abaixo do valor definido.
  • O efeito de múltiplas runas de ímpeto não se acumulam, mas renovam a duração.

Modelo Rune of Haste model.png
Garrafa Bottle (Haste) icon.png
Reproduzir Som de ativação

Ilusão[editar]

Ilusão Conjura 2 ilusões do seu herói que causam 35% de dano. Ilusões corpo a corpo sofrem 200% de dano. Ilusões de longo alcance sofrem 300% de dano. Ilusões duram 75 segundos.
Ícone Illusion Rune minimap icon.png Número de ilusões: 2

Dano causado pela ilusão: 35%

Dano sofrido pela ilusão (corpo a corpo): 200%

Dano sofrido pela ilusão (longo alcance): 300%

Duração: 75

Observações:
  • As ilusões sempre aparecem em direções cardeais em torno do herói, começando pelo leste e indo para o sentido horário.
  • A posição do herói e das ilusões não são embaralhadas.
  • As ilusões aparecem a 108 unidades de distância do herói se o herói tem um tamanho de colisão de 24, e 72 se o tamanho de colisão for 8.
    • Cada ilusão pode aparece no lado norte, leste, sul ou oeste do herói, e olhando para a mesma direção do herói.
  • Ativar uma nova runa de ilusão enquanto tiver ilusões de uma runa de ilusão anterior, não substituirás as antigas.

Modelo Rune of Illusion model.png
Garrafa Bottle (Illusion) icon.png
Reproduzir Som de ativação

Invisibilidade[editar]

Invisibilidade Você fica invisível por 45 segundos. A invisibilidade acaba ao atacar ou ao usar uma habilidade ou item.
Ícone Invisibility Rune minimap icon.png Atraso de desvanecimento: 2

Duração: 45

Observações:
  • Durante o atraso de desvanecimento, o herói pode usar magias, usar itens e executar ataques sem quebrar a invisibilidade.
  • A invisibilidade é quebrada após atingir o ponto de uso de magias ou itens, ou após um ataque aterrissar com sucesso.
  • O herói invisível pode pegar ou largar itens sem quebrar a invisibilidade. No entanto, ataca-los quebra.
  • A invisibilidade da runa de invisibilidade não deixa o herói trocado de fase, então pode bloquear o caminho de uma unidade.
  • O efeito de múltiplas runas de invisibilidade não se acumulam, mas renovam a duração.

Modelo Rune of Invisibility model.png
Garrafa Bottle (Invisibility) icon.png
Reproduzir Som de ativação

Regeneração[editar]

Regeneração Regenera vida e mana ao máximo.
Ícone Regeneration Rune minimap icon.png Regeneração de vida máxima por segundo: 6%

Regeneração de mana máxima por segundo: 6%

Duração: 30

Observações:
  • Restaura em forma de regeneração, então restaura 0,6% da vida máxima e 0,6% do mana máximo em intervalos de 0,1 segundo.
  • Pode curar até 180% da vida máxima e 180% do mana máximo quando curado até o fim da duração.
  • Pode curar e restaurar completamente o usuário em 16,67 segundos.
  • O efeito desaparece quando o herói está com vida e mana cheios.
  • Dano maior que 0 de qualquer jogador (incluindo aliados e seus) ou Roshan icon.png Roshan dissipa o efeito.
  • O efeito de múltiplas runas de regeneração não se acumulam, mas renovam a duração.

Modelo Rune of Regeneration model.png
Garrafa Bottle (Regeneration) icon.png
Reproduzir Som de ativação

Galeria[editar]