Funções

Da wiki Dota 2 Wiki
Globeicon.png

Os heróis no "Dota 2" são definidos pelas suas funções que eles são adequadas para jogar com a combinação de seus atributos, habilidades, itens e as maneiras que moldarem o jogo. Emboras as habilidade dos heróis possam servir com propósitos variáveis e podem ser usados de maneiras diferentes em situações variáveis, as funções ainda assim existem para definir o estilo de jogo que o herói é "esperado" que se comporte, bem como as ações que são destinadas a realizar dentro do jogo.

Funções Principais[editar]

Pip babysitter.png Suporte na Lane[editar]

Veja também: Suportes na Lane

"Útil em proteger o Carregador do seu time na lane, no começo do jogo."

Os Suportes de lane são os Heróis que ajudam o Carregador do time a ter o controle da lane no início do jogo. Eles são capazes de tanto repelir os inimigos ou permitir que o Carregador se mantenha na lane através de habilidades que curam sua vida ou sua mana. Traços comuns dos Suportes de lane são ataques físicos de longa distância e habilidades que são muito úteis desde o level 1.

Predefinição:SupportHeroNav

Pip carry.png Carregador[editar]

Veja também: Carregadores

"Tornar-se-ão mais úteis depois no jogo se tiverem ganho uma vantagem significativa de ouro."

Os Heróis qualificados como "Carregador" são heróis que "carregam" o time pra vitória. Eles são extremamente dependentes com relação aos Itens para ter sucesso. Geralmente eles começam fracos e se tornam fortíssimos conforme o jogo se desenrola. Um herói carregador depende de certas Habilidades e Itens para atingir seu potencial máximo. Ter muitos carregadores no time causará competição entre os recursos dentro do time, o que pode resultar em um jogo perdido. É recomendado ter apenas um ou dois carregadores.

Os Carregadores vão tipicamente em uma das trilhas do lado com um ou mais heróis Suporte de Trilha para que estes possam ajudá-los até eles obterem seus itens para farmarem sozinhos.

Predefinição:CarryHeroNav

Pip disabler.png Desativador[editar]

Veja também: Desativadores

"Tem uma desativação garantida para uma ou mais das habilidades inimigas."

Desativadores são Heróis cujas habilidades são mais focadas em um sólido controle de multidão, seja sobre um único alvo ou por toda uma área.

Predefinição:DisablerHeroNav

Pip ganker.png Bombardeador[editar]

Veja também: Bombardeadores

Nukers são os heróis com feitiço rápido, forte e / ou sustentável ou produção de dano mágico, quer seja através de magias de alvo único ou aqueles área de efeito. Como possuem habilidades capazes de causar boa quantidade de dano em área, são importantíssimos em "teamfights". A área de efeito dos nukers também se destacam ao empurrar ou despachar inimigos. Nukers como a Lina também podem ser fatais, já que uma única combinação rápida de suas magias muitas vezes pode matar ou ferir gravemente um herói inimigo imediatamente antes de qualquer reação, fazendo assim uma "teamfight" unilateral desde o início. O custo de mana e cooldowns de suas habilidades, muitas vezes ditam como elas serão utilizadas, como aqueles com baixo custo e / ou tempo de recarga de mana podem ser "spammados" ou utilizados em ganks, enquanto aqueles com maior custo de mana e cooldown são muitas vezes melhor guardados para grandes confrontos.

Pip initiator.png Iniciadores[editar]

Veja também: Iniciadores, Initiating

"Bons em iniciar uma teamfight."

Iniciadores são heróis que podem começar uma teamfight seguramente e sem preocupação. Esses heróis tem, em sua maioria, grande área de efeito e dano ou alguma habilidade capaz de afetar o posicionamento da equipe inimiga. Apesar de ser comum o Iniciador ser também Tanker, não é sempre o caso. Heróis como o Vengeful Spirit podem tentar o "suicide swap" para isolar e rapidamente eliminar um carregador inimigo.

Pip jungler.png Caçador[editar]

Veja também: Category:Junglers, Jungling

"Conseguem farmar efetivamente os Creeps neutros na Jungle(floresta) no início do jogo"

Junglers são heróis que matam os monstros neutros no inicio do jogo, ao invés de ficar nas rotas. Isso permite que existam duas rotas solos. Junglers normalmente possuem habilidades que permitem eles converterem monstros neutros, invocar criaturas ou que permitam que eles se curem e aguentem o dano dos monstros da selva.

É importante notar que embora haja duas rotas solo e o jungler consiga produzir uma quantidade significativa de ouro e experiencia, as lanes solos se tornam mais suscetíveis à ganks. Para aliviar isso, tenha certeza que seu segundo herói solo será um semi-carry e esteja na rota maior (rota inferior para os iluminados e rota superior para os temidos). Desta forma as tropas inimigas estarão mais proximas de sua torre, o que facilita o recuo ou as emboscadas.

Predefinição:JunglerHeroNav

Pip roamer.png Suporte[editar]

Veja também: Suportes
"Pode focar menos em acumular ouro e itens, e mais em usar suas habilidades para ganhar uma vantagem para a equipe."

Suportes são heróis cujo propósito é manter seus aliados vivos e oferecê-los oportunidades de ganhar ouro e experiência. Suportes normalmente possuem habilidades como cura ou habilidades que desativam os inimigos. Assim como Semi-Carregadores, suportes não dependem de items, sendo assim, a maioria do seu ouro será gasto em itens como Entregador, Observer Ward, Sentry Ward, e Smoke of Deceit.

Suportes normalmente andam junto com o Carregador da equipe no começo do jogo. Isso porque o Carregador costuma ser o membro mais fraco e mais dependente de ouro no início.

Predefinição:SupportHeroNav

Pip pusher.png Empurrador[editar]

Veja também: Category:Pushers, Pushing

"Podem rapidamente cercar e destruir as torres e construções inimigas"

Pushers são heróis que possuem facilidade em destruir torres rapidamente, e, consequentemente, a adquirir controle sobre o mapa. Se eles tiverem sucesso, frequentemente vão atrapalhar o carregador inimigo, forçando eles a se distanciarem do farm. Eles geralmente tem habilidades que fortalecem as ondas de creeps aliadas, sumonam creeps ou garantem grande pressão à torre inimiga.

Predefinição:PusherHeroNav

Pip tank.png Resistentes[editar]

Veja também: Resistentes

"Tem a capacidade de durar mais tempo nas brigas de grupo."

Os Resistentes (ou Tanques) são heróis com insana quantidade de HP, regeneração de vida, armadura ou resistência mágica. Por isso, podem aguentar grande quantidade de dano. Porém, em compensação, possuem seu dano por segundo reduzido. Na maioria das vezes, os Resistentes exercem outros papéis secundários, tais como Iniciador e Ganker. Como a maior parte dos heróis não tem como forçar o inimigo a atacá-los (sendo o Axe e a Legion Commander as exceções), eles usam suas habilidades de desativação ou absorção de dano para ajudar seus carregadores.

Predefinição:DurableHeroNav

Pip tank.png Escapista[editar]

Veja também: Escapistas

Embora não seja exatamente uma "função", heróis escapistas são heróis que possuem um ou mais mecanismos de fuga que os permitem escapar de danos e habilidades enquanto recuam ou se reposicionam durante uma teamfight ou gank. Heróis escapistas são particularmente adequados para solar a "rota suicida" ou rota maior, pois podem transformar situações onde a morte é inevitável em uma simples perca de farm. Mecanismos de fuga incluem buffs de velocidade de movimento, invisibilidade, teleporte e evasão.

Predefinição:EscapeHeroNav

Outras Funções[editar]

Pip roamer.png Andarilho[editar]

Veja também: Andarilhos

"Pode se concentrar em movimentar-se pelo do mapa, em vez de acumular ouro no início do jogo."

Seu foco principal é ganhar o máximo de controle de mapa no início do jogo colocando sentinelas e estudando a localização dos heróis desaparecidos. Eles também são responsáveis de atrapalhar os inimigos na floresta, fazer pull e stack nos acampamentos, com o objetivo de ajudar os heróis aliados na floresta ou ser uma fonte de ouro para o Carregador.

Pip carry.png Semi-Carregador[editar]

Veja também: Semi-Carregadores

Semi-Carries são hérois que são fortes no começo e ao meio do jogo que ao final apenas ajudam. Esses hérois não precisam farmar itens assim como um carry e podem ser efetivos com itens de uso ativo. Além disso, por causa da pouca dependência de itens, Semi-Carries normalmente compram itens utilitários(Uso Ativo). No começo do jogo, os Semi-Carries normalmente têm domínio do mapa ou da lane a qual se encontra para permitir ao carrier farmar. E ao final do jogo seus papéis mudam mais para um lado de suporte apenas.

Um Semi-Carry irá normalmente pegar o mid, permitindo assim acesso as duas lanes vizinhas. Um time normalmente tem mais de um Semi-Carrie, dependendo da estratégia da lane. Caso haja um jungler, espera-se ver um Semi-Carry solo em alguma das lanes vizinhas long lane (bot para Radiant e top para Dire).

O semi-carry levará muitos ganks caso esteja desempenhando bem o seu papel de matar os hérois inimigos no começo/meio do jogo.

Pip ganker.png Gangueiro[editar]

Gankers são heróis com habilidades que tem grande dano no início do jogo. Seu objetivo é dar à equipe uma vantagem no começo da partida durante a fase 'laning', eliminando o máximo possível de inimigos em suas respectivas lanes.