Dota 2

Da wiki Dota 2 Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Logo oficial

Dota 2 é um jogo de ARTS (Action Real-Time Strategy), desenvolvido pela Valve Corporation. O título foi anunciado formalmente em 13 de outubro de 2010; e foi lançado como um jogo gratuito em 9 de julho de 2013 para Windows, e 18 de julho de 2013 para Mac OS e Linux. É o sucessor da famosa modificação do Warcraft 3, Defense of the Ancients, que foi baseado no mapa de Aeon of Strife para StarCraft.

História de fundo[editar]

Artigo principal: Lua Insana

Premissa básica[editar]

Dota 2 é um jogo de equipe competitivo estilo RTS com elementos de RPG. Duas equipes rivais (Iluminados e Temidos) consistem em cinco jogadores cada. O objetivo principal em Dota 2 é destruir o Ancestral inimigo dentro de sua fortaleza. Essas fortalezas são protegidas por múltiplas torres em 3 trilhas. Em vez de construir exércitos de unidades, como em jogos clássicos de RTS, cada jogador controla um único herói, uma unidade estrategicamente poderosa com habilidades únicas e características que podem ser melhoradas ao longo do jogo. Experiência é ganha quando criaturas e heróis morrem por perto, e, uma vez, coletado experiência suficiente, o herói ganha um nível, que aumenta as estatísticas do herói, e, na maioria dos níveis, o herói ganha um ponto de habilidade que pode ser gasto para desbloquear ou aprimorar uma das habilidades do herói. Junto com as habilidades definidas de um herói, cada herói tem 6 espaços no inventário que pode ser preenchido com itens, que fornecem vários benefícios e habilidades. Para comprar esses itens, o ouro é concedido passivamente ao longo do tempo, por abater criaturas, por abater heróis inimigos e por destruir estruturas.

Dota 2 tem uma forte ênfase em táticas e coordenação de equipe, e uma quantidade profunda de estratégia focada em se fortalecer o mais rápido possível, ter itens favoráveis e escolher uma ordem de aprimoramento das magias do seu herói.

Desenvolvimento[editar]

IceFrog, o desenvolvedor-chefe durante Defense of the Ancients original, foi contratado pela Valve Software em 2009.

O beta começou em 2010, terminando oficialmente em julho de 2013, pouco antes do International 2013, quando o cliente do Windows foi lançado oficialmente para o público com um sistema de fila para lidar com alto tráfego. Os clientes de Mac e Linux foram lançados uma semana após o lançamento do cliente do Windows. Dota 2 é executado no motor Source 2 e imita algumas das peculiaridades que estavam presentes no DotA original, para preservar a jogabilidade.

Mapa[editar]

Artigo principal: Mapa

Mapa é o campo de jogo para todas as partidas de Dota 2. É composto de dois lados, um para a facção dos Radiant icon.png Iluminados, e um para a facção dos Dire icon.png Temidos. Para vencer, os jogadores devem destruir o Ancestral do lado oposto, a estrutura mais importante, localizada no centro de cada base de equipe. O mapa é representado na interface pelo minimapa. É importante notar que o jogo contém apenas um mapa por padrão, no entanto, partidas personalizadas podem apresentar novos mapas, criados pela comunidade.

Heróis[editar]

Artigo principal: Heróis

Heróis são todos os personagens únicos dentro de Dota 2. No começo de cada partida, duas equipes de cinco são designados aleatoriamente para os Iluminados ou Temidos, então as facções se revezam selecionando um herói. Cada jogador controla um único herói e qualquer unidade que o herói controle, como unidades invocadas, igual as Aparições. A escolha desses 10 heróis é normalmente chamada como seleção de herói.

Os heróis ganham experiência quando unidades inimigas são mortas por perto. Na partida, começam com nível um, e como ganham experiência, eventualmente sobem de nível, e cada nível concede mais aumento aos atributos do herói e um ponto de habilidade para gastar em aprimoramentos de habilidades ou estatísticas.

Além das magias de herói, cada herói tem um ataque corpo a corpo ou de longo alcance que causa uma quantidade de dano baseada no atributo principal: Força, Agilidade ou Inteligência.

Dota 2 tem implementado atualmente 116 heróis. 112 desses heróis foram baseados em heróis do DotA Allstars, e, depois de portar todos os heróis originais, mais 4 heróis originais foram adicionados.

Itens[editar]

Artigo principal: Itens

Itens são usados para dar aos heróis várias habilidades, modificadores de ataque, atributos adicionais, também como estatísticas secundárias, como armadura, velocidade de ataque, ou regeneração de vida ou mana melhoradas. Os itens são vendidos nas lojas, que podem ser encontradas na base, ao lado das trilhas ou nas isoladas lojas secretas. Itens mais poderosos podem ser construídos ao combinar itens mais fracos em combinações definidas que exigem um conjunto específico de itens no inventário. Itens ocupam espaço no inventário do herói, inventario do entregador ou armário, todos têm 6 espaços para armazenamento e 3 espaços adicionais, onde os itens são desativados, e podem ser trocados com os itens do inventário principal, com um atraso de ativação de 6 segundos.

Ouro e experiência[editar]

Artigos principais: Ouro e Experiência

O ouro é concedido periodicamente, mas é acumulado amplamente por abater unidades hostis, como criaturas, torres ou heróis inimigos. Dependendo de qual unidade é abatida, o ouro pode ser concedido só para quem abateu (como a recompensa de criatura) ou distribuída para sua equipe (como torres, quartéis, entregadores e Roshan).

Alterações de DotA[editar]

Artigo principal: Alterações de DotA

Veja também[editar]